top of page
  • Mariane Faria

Casamento Civil: tudo o que você precisa saber!


Resolver assuntos sobre a festa, organizar a cerimônia, pensar no Buffet e nos padrinhos é muito legal, não é mesmo? Mas, existe uma parte burocrática que, em alguns casos, sempre fica para a última hora. O casamento civil é uma parte essencial e valida a união, então, precisamos fazer dessa papelada uma parte também muito especial.


Mas, ao pensar no casamento civil, muitas dúvidas vem a tona... Quanto tempo antes da cerimônia religiosa? Quem precisa ir ao cartório? E a divisão de bens, como fica? Devo fazer ou não? Qual o valor?

Calma! Nós estamos aqui para tirar as suas dúvidas!

O primeiro ponto é decidir uma data. Os noivos precisam comparecer ao cartório desejado, no máximo 60 dias e no mínimo de 30 dias antes da cerimônia, para pedir a habilitação do casamento.

Os documentos necessários são:


– Certidão de nascimento atualizada;

– Documentos de identificação (RG, CPF ou CNH);

– Declaração verbal do local e data de nascimento dos pais dos noivos.


Existem vários tipos de casamento civil.

  • Casamento no cartório: celebrado no próprio cartório, pelo juiz e o escrevente.

  • Casamento religioso com efeito civil: a autoridade religiosa que o casal escolheu para fazer a própria cerimônia que também realiza a parte do “contrato”.

  • Conservação de união estável em casamento: esse processo é feito quando já existe uma relação de convivência. É realizada no cartório, mas sem celebração.

  • Casamento em diligência: esse nesse modelo, o juiz vai até o lugar que os noivos escolheram para celebrar o casamento.

....mas, e valor?


Bom, o valor depende do tipo de celebração e do estado em que residem, pois, cada estado rege sua tabela de preço para os cartórios.


O mais importante de tudo é que a escolha seja feita com amor e harmonia pelos dois!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page