top of page
  • Mariane Faria

Você já escolheu o seu buquê?


O buquê de noiva é fundamental na composição dos detalhes de um casamento. Esta tradição é um símbolo e sua história é de longa data.


Na Europa, em meio a idade média, era comum que as mulheres recebessem flores e ervas aromáticas na caminhada até o altar, uma forma dos convidados desejarem boa sorte e espantar os maus espíritos da união do casal, para que fossem felizes.

Em outras tradições, as noivas carregavam flores e salpicavam açúcar no buquê, segundo a crença, isso traria prosperidade e doces anos de convivência. Já na Grécia, o costume era carregar alho e ervas aromáticas em um arranjo com flores azuis, para afastar a negatividade e inveja.

Em todas as culturas, as flores e ervas sempre foram amuletos de proteção e prosperidade. Além das ervas, cada flor tem seu significado. A rosa, a mais utilizada de todas, em sua versão vermelha representa o amor, a paixão. Já a rosa branca significa admiração e reverência. A tulipa, muito utilizada, também significa amor. O crisântemo representa paixão, alegria e paz. O lírio e o cravo representam sorte e fertilidade, respectivamente.

Segundo a tradição, o ato de jogar o buquê para as convidadas surgiu no meio do século XV, na França, para substituir o costume de arrancar pedaços do vestido de noiva para atrair sorte e amor para quem pegasse.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page